Calendário dos campeonatos brasileiros 2017

Calendário dos campeonatos brasileiros

O Brasil, como um grande influenciador no mundo da bola, sabe quando e como dar um show jogando em campo. Por isso, a estrutura e organização que um país deve ter com seus campeonatos estaduais e tantos outros, tem de ser totalmente consolidados para que o torcedor se acostume com as datas e os horários de tais. Os brasileiros que gostam e não perdem uma partida do Campeonato Paulista ou do Brasileiro, sabem que aos domingos e às quartas são dias de competição, em que os fanáticos por futebol e pelo seu time do coração param tudo o que fazem para ver a bola rolando e se possível com seu time saindo vencedor do campo.

campeonato-campo

A estrutura de cada campeonato é diferente, pois são três delas que atuam no Brasil: o nacional, o regional e o estadual. O campeonato nacional é totalmente organizado pela CBF, os estaduais são pelas federações de cada estado e já o regional tem suas próprias características de cultura e costumes. Formando assim um grau de importância para cada um, ou seja, o campeonato nacional é o mais importante da liga, em segundo o regional e por último o estadual. Isso faz com que as separações dos times por locais e regiões façam grande diferença quando atuam, tendo maior visibilidade de times menores ou contratando jogadores da base menos vista para os times maiores.

Um dos campeonatos mais disputados e emocionantes no país é o Brasileiro (também conhecido como Brasileirão), separado em quatro divisões: série A, série B, série C e série D, cada uma com uma quantidade de clubes (20 em cada das três primeiras divisões e 68 na última). A série A é aquela que dá vagas para a Copa Libertadores da América para os times mais bem colocados na tabela do campeonato.

calendario-disputa

Outro campeonato que tem bastante repercussão é a Copa do Brasil, que ocorre entre os meses de março e novembro, disputando-o os vencedores e melhores colocados dos campeonatos estaduais do ano anterior, aqueles com maior colocação na CBF e participantes da Copa Libertadores da América. Este também é outro que garante a vaga na Libertadores e participação na Copa do Brasil do ano seguinte para o time campeão. Os vencedores dos campeonatos estaduais obtém vaga direta na Copa do Brasil, sendo assim um dos campeonatos de futebol mais antigos da nação brasileira.

Por conta dessa estrutura de divisões e datas para cada campeonato durante o ano, os clubes se empenham para cada um. Existem times que preferem, muitas vezes, focar em uma determinada competição colocando-a como a mais importante para se conquistar, deixando os outros campeonatos com menos assistência. Isso varia de clube para clube, por decisões de qual competição garante vaga para outra e assim por diante.

O que ocorre como um cuidado na hora de competir é saber poupar os jogadores que irão participar de cada partida, por conta de expulsões, lesões e outros fatores. Isso ocorre quando um determinado time joga em todos os campeonatos do ano ou na maioria deles, para que o desempenho na liga seja equivalente em cada campeonato e não ter um time desfalcado e sem ritmo de jogo. Por isso as competições têm determinados espaçamentos de datas, dando tempo de treino e organização para a comissão técnica dos clubes.

Dessa forma cada campeonato com a sua estrutura e público, tem sua graça na hora de jogar, existem partidas que tem gosto de final de mundial e aquelas que todos já sabem o resultado, ou até mesmo umas em que o resultado nem faz mais tanta diferença no fim. O que importa é a competição acirrada de cada uma, fazendo um futebol cada vez mais competitivo e de orgulho nacional.

Blog Attachment

Leave us a Comment