Quais os fatos que levam a extinção de times menores

Quais os fatos que levam a extinção de times menores

 

times-campo-de-terra

O Brasil como um país conhecidíssimo pelo futebol em todo o mundo tem times de todas as cores, torcidas e costumes. Cada uma com a sua maneira de jogar bola, seus melhores jogadores, os que mais chamam atenção ou o técnico mais amado. Porém os times menores quando revelados em época dos campeonatos estaduais tem seus cinco minutos de fama e logo desaparecem novamente. Em raras vezes chegam até ao patamar dos grandes clubes, como por exemplo o time de Santa Catarina, Chapecoense, que chegou alto muito rápido e teve grande repercussão no país por causa de sua saída do anonimato.  Com isso, tem-se cada vez mais a relação da nação com o futebol “pequeno”, quando times de lugares remotos do Brasil dão as caras tentando também se consagrar no futebol profissional. Grande exemplo disso são os times do interior do Nordeste, que são bem desconhecidos e quase nunca se ouve falar, mas, definitivamente, são clubes que carregam uma enorme história e tem um valor imenso para seus torcedores, que as vezes pode ser até de unanimidade dependendo do tamanho da cidade.

O que acontece é a falta de visibilidade que esses determinados times não têm, e com isso acarreta na falta de patrocinadores para alavancar na estrutura econômica do clube. Por isso, o anonimato continua sendo normal para eles. Hoje em dia, para ser um uma equipe com grande estrutura econômica, técnica e muitos outros setores, necessita-se da verba de algum patrocinador ou mais de um, porque se não obtiver isso, não há sustentação dos jogadores e todo o resto da equipe que necessita.

Muitos até jogam por “brincadeira” ou amor ao clube, como times de um bairro muito populoso ou de uma cidade muito pequena, com virando apenas diversão para a população, com campeonatos que são determinados por eles mesmos durante o ano. Isso tira a seriedade de jogar para valer no futebol profissional, mas apenas na teoria, para os times é coisa séria, valendo o respeito e a felicidade de ser chamado de campeão. Entretanto, o sonho de um dia ser revelado em um clube grande ou até mesmo de seu próprio time ser reconhecido é cada vez maior nessas cidades mais distantes. O desejo de jogar futebol profissionalmente tem crescido cada vez mais para os jogadores e os torcedores, que querem ter orgulho de onde vieram e de onde estão. Por isso o futebol une laços dos times mais distantes do sucesso aos mais próximos dele, e dando sentido ao sonho na carreira.

 

times-bimbolim

 

Com toda a falta de condição, o que ocorre na maioria as vezes é a extinção deste times menores e sem um apoio econômico se torna cada vez mais difícil alcançar o profissionalismo. Com o foco em times maiores já conhecidos nacionalmente, os patriocinadores que contém maior verba para esse tipo de investimento não irão se propor colocar seu dinheiro em um clube que ainda não se renomou e conquistou um grande número de torcedores, fazendo com que assim não exista outra saída à não ser abandonar a tentativa naquele clube. Porque para que se tenha total infraestrutura para os jogadores, necessita-se de um local de treinamento, uniformes, profissionais da saúde, equipe de gestão, equipe técinica, assesores e muitas outras áreas dentro de um time para que ele venha funcionar. Portanto, se isso não ocorre, não há o porquê de continuar sustentando algo que já não tem uma condição própria de treino e estratégias. Todos esses fatores acarretam na perda dos clubes pequenos para os clubes grandes, que começaram menores mas hoje tem uma sustentação diária e fixa. Infelizmente, ainda não se tem outras formas de conquistar os olhares do futebol profissional sem o investimento e confiança de patrocionadores, fazendo calar e assentir aqueles times que continuam sonhando e esperam o melhor para o clube do coração.

Blog Attachment

Leave us a Comment