Qual o futuro das peneiras de futebol?

post6

As peneiras digitais de futebol vão mudar tudo no processo de seleção de futuros ídolos?     Essa pergunta está entre as grandes preocupações de jovens que sonham em se tornar jogadores profissionais. Mas também está mexendo com a cabeça de treinadores, assistentes técnicos, agentes de jogadores e olheiros, além das diretorias de clubes de futebol em todos os continentes.

O antiquado método de concentrar centenas de adolescentes em uma única praça de esportes e, em apenas um dia, dar a eles uma chance de entrar em campo para tentar impressionar o selecionador e olheiros de clubes, está sendo posto à prova. Os custos financeiros, psicológicos e riscos traumatológicos decorrentes da inscrição dos rapazes ou moças para participarem da tradicional peneira, têm sido vistos como muito altos.

É preocupante o estresse causado aos familiares e seus jovens jogadores quando estes, em meia hora, têm de mostrar que são mais talentosos e possuidores de mais qualidades técnicas e físicas do que dezenas de outros candidatos, enfrentando um time de jogadores que já estão treinando no clube por terem sido escolhidos em peneiradas anteriores.  Além do mais, se no jogo contra os novos candidatos aparecer um deles com pinta de craque,  provavelmente algum jogador do time da casa, que já havia sido aprovado em outra peneirada, será dispensado sem qualquer cerimônia. Imagine a vontade com que ele entra para desarmar o candidato.   E quem não é escolhido na peneira volta para casa se sentindo derrotado e sem saber por não foi aprovado.

Nas novas peneiras digitais, os jovens candidatos a estágios e séries de treinamento em clubes, enviam a técnicos os seus dados como cidadão ou cidadã, juntamente com seu perfil atlético e vídeos em que demonstram suas competências e talento como jogadores, gravados em jogos habituais. Os que nesta pré-seleção se destacam são indicados diretamente a um clube ou são expostos via internet a clubes e seus técnicos no mundo inteiro, abrindo caminho para um eventual convite para participar do programa de treinamento de um ou mais clubes por um período destinado a testar sua adequação às necessidades do time. O estresse que estes procedimentos causam é, indiscutivelmente, bem menor do que acontece nas peneiras tradicionais.  Será que tudo vai mudar?

Leave us a Comment